Primeiramente foi aplicado um questionário com esses alunos sobre educação ambiental para sondarmos os conhecimentos prévios deles, e assim para darmos continuidade no que havíamos planejado.
Após visitação aplicamos um questionário sobre a realidade que eles haviam encontrado no arroio, plásticos e suas consequências quando mal utilizado, reciclagem. Para que assim pudéssemos observar o que eles haviam entendido, e o ponto de vista deles sobre essa realidade.
Outro dia aplicamos uma aula para esses alunos sobre identificação de plásticos suas durabilidade no meio ambiente, suas vantagens e desvantagens. Focando na parte química falamos sobre suas propriedades, densidades e polímero. Após essa palestra fizemos uma roda com os alunos e abrimos um debate o que nos possibilitou observar bastante o ponto de vista deles, muito mais do que por questionários o que foi muito interessante para nós.
Para concluirmos esse trabalho em um outro dia foi aplicado com eles uma oficina sobre identificação de plásticos onde foi utilizados materiais alternativos de baixo custo.
Nessa oficina realizou-se o teste da densidade e o teste da chama. Onde os estudantes deviam anotar tudo que haviam observado.
E para finalizarmos aplicamos novamente o questionário sobre os conhecimentos prévios sobre educação ambiental, para que assim pudéssemos observar se havia mudado algum conceito.
Nosso grupo ficou bastante satisfeito com os resultado pois nos estamos trabalhando na escola Frei Plácido a menos de dois meses. Esse trabalho nos possibilitou também observar que não precisa-se de muito para ensinar química que só precisa de boa vontade.